Mel B foi vítima de violência doméstica e ninguém está falando disso

TW: este texto contém relatos de violência doméstica explícita

 

A ex-Spice Girl Mel B, nossa Scary Spice, está numa batalha judicial pesadíssima no Reino Unido. Depois de 10 anos de casamento com o produtor Stephen Belafonte, ela pediu o divórcio em fevereiro deste ano por ‘diferenças irreconciliáveis’. Depois, revelou que passou 10 anos sendo violentada de todas as maneiras possíveis e que teme por sua vida. Infelizmente, não é a primeira vez que a cantora tem homens abusadores em seu caminho.

Os abusos de Belafonte teriam começado em 2007, quando ela foi sufocada e jogada no chão antes da final do “Dancing with the Stars”. Em 2012, ela também foi agredida durante uma gravação do X Factor porque Stephen estaria com ciúmes do cantor Usher. No mesmo ano, Mel B publicou uma foto no Twitter com machucados no rosto e disse que tinha caído do salto alto enquanto ensaiava para a apresentação das Spice Girls nas Olimpíadas. Em seu depoimento à polícia, ela disse que na verdade aquilo foi uma agressão do marido.

E não para por aí: segundo Mel B, Stephen engravidou a babá, queria que todos morassem juntos mas depois exigiu que ela abortasse. ele também obrigou Melanie a fazer sexo a três e gravava as relações. Mel B disse que os vídeos eram usados como ferramenta para que ela não revelasse a ninguém as agressões que sofria. Stephen ameaçou inclusive mandar os vídeos para as Spice Girls (doido pensar que elas não sabiam de nada, né?). Tudo isso culminou com uma tentativa de suicídio em 2014, quando Mel disse que tomou um frasco inteiro de aspirinas. Nas muitas vezes que ameaçou deixá-lo, ele a ameaçou e disse que destruiria sua vida, carreira e tomaria os filhos.

Foda, né? Mas não acabou.

Melanie denunciou o marido à polícia, expulsou de casa, disse que teme por sua vida e conseguiu uma ordem de restrição. O embuste criminoso já foi correndo pra imprensa dizer que:

  • Está chocado com as acusações
  • Foi Mel B que entregou seu comportamento sexual (ao revelar pra polícia, inclusive entregando vídeos)
  • Foi “cruel” ter sido retirado de casa, já que ele que cuidava das crianças e Mel B que o sustentava (!!!!!)

E vocês ainda não sabem do principal: Stephen Belafonte foi condenado por violência doméstica em 2003 e teve que prestar um ano de serviços comunitários. Por causa disso, a polícia está buscando indícios de uso de arma de fogo. Mel B disse que ele usava e, graças a essa condenação prévia, ele é proibido por lei de o fazer. 

Eddie Murphy 

Stephen Belafonte pediu a guarda compartilhada de Madison (5), filha do casal, mas também de Angel, filha de Mel B com Eddie Murphy (Mel B tem ainda a primogênita Phoenix, de 18 anos). Ele argumenta ter sido ele o pai da criança, já que seu pai biológico Eddie Murphy nunca teve nenhum papel na vida da criança.  Isso pode até ser verdade, mas

  1. Mel B também acusa Belafonte de ter dificultado o contato de Eddie Murphy com a criança, o que é muito plausível ao entendermos que ele era um homem totalmente controlador e possessivo e provavelmente não queria outro homem perto da mulher;
  2. Nem por isso Eddie Murphy é santo. Pelo contrário, foi um outro embuste na vida de Mel B que só aceitou pagar pensão e assumir a paternidade depois de exame de paternidade, porque dizia que a Scary tava dando um golpe do baú. Até onde se sabe, eles não tinham contato algum além do financeiro, mas parece que a relação se estabilizou nos últimos anos.

Negra e bissexual 

O caso de Mel B é aquele caso clássico em que a gente vê que violência doméstica acontece independentemente de classe social. Basta ser mulher para estar na linha de fogo. Mas isso não quer dizer que Mel B não tenha outras vulnerabilidades.

Melanie Brown é negra e bissexual. As mulheres negras, muito mais marginalizadas do que as brancas, estão mais vulneráveis a relacionamentos violentos. Não são o padrão de beleza e são preteridas sistematicamente por mulheres brancas, o que resulta em problemas de auto-estima e afeta diretamente a forma com que se relacionam. As mulheres negras apontam há tempo o problema da solidão da mulher negra, e o fazem com muito mais categoria do que nós, brancas, somos capazes. Mas fato é que o históricos de sucessivos relacionamentos abusivos de Mel B infelizmente mostram como essa realidade esta aí e é cruel. Stephen não foi o primeiro homem abusivo na vida de Melanie Brown (mas esperamos que seja o último).

Fora a negritude, Melanie também é bissexual. Seus casos com mulheres foram muito explorados pela imprensa no passado (de maneira nada respeitosa, como vocês podem imaginar). Recentemente, ela deu declarações que davam a entender que isso tinha ficado em seu passado, quase como um erro. Agora, depois de saber de seu relacionamento, nos questionamos se isso não foi uma coerção do então marido, em mais uma demonstração de posse. E não ignoremos também como Belafonte forçou a ex-Spice Girl a manter relações a 3, provavelmente com outra mulher. Entre as coisas nós bissexuais mais ouvimos estão as propostas de menage ou estereótipos de promiscuidade. Do nosso lugar, não temos dúvidas que isso também foi usado contra Mel.

E tudo isso acontecia bem na nossa frente. Nós, fã de Spice Girls, sempre achamos que agora a Mel B tinha finalmente encontrado um cara decente. Ela merecia. Estávamos MUITO enganadas.

Lei  

O Reino Unido tem uma das melhores leis de proteção à mulher vítima de violência do mundo. Embora existam propostas de mudança, ela parece ter efetividade para proteger as mulheres. Só que, até onde sabemos, o ex-casal vivia nos EUA e é lá que o processo está correndo. Os EUA têm o VAWA (Violence Against Women Act), lei federal desde 1994 que reconhece que violência doméstica é um crime federal. Em tempos de Trump, não dá para saber como uma mulher negra e bissexual (ainda que rica e famosa) será julgada. Esperemos pelo melhor.

Saiba mais sobre a lei nos EUA

Saiba mais sobre a lei no Reino Unido 

 

Leia mais

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/04/estilo/1491307198_335976.html

http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2017/04/ex-spice-girl-mel-b-diz-temer-por-sua-vida-apos-pedir-o-divorcio.shtml

http://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/ex-de-mel-b-acusa-a-cantora-de-expor-seu-proprio-comportamento-sexual/2017/04/11-291775.html

http://culturaediversao.metrojornal.com.br/2017/04/06/ex-marido-de-spice-girl-mel-b-e-investigado-por-posse-ilegal-de-armas/

http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2017/04/mel-b-revela-ter-sofrido-abuso-do-ex-marido-stephen-belafonte.html

http://www.bbc.com/news/uk-39011224

https://www.nspcc.org.uk/preventing-abuse/child-abuse-and-neglect/domestic-abuse/legislation-policy-and-guidance/

One thought on “Mel B foi vítima de violência doméstica e ninguém está falando disso

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s