Playlists para o seu 8 de Março

Como vocês já sabem, este podcast faz parte da iniciativa Spotify Creators, que junta blogs e veículos de curadoria de música com personalidade e identidade de conteúdo muito fortes. O Creators tem de tudo: blog de rock, blog de pop, blog de retrô, blog de música brasileira…e para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, juntamos algumas das playlists criadas pelos nossos amigos para tombar o patriarcado de vez! As playlists são exclusivamente com vozes de mulheres e mostram a diversidade de estilo que a música feminina alcançou ao longo dos anos.

 

Vi Shows
O blog e também podcast (é nóis!) Vi Shows selecionou as 10 mulheres mais influentes no rock. Tem as deusas Janis Joplin, Patti Smith, Rita Lee e muita mulher foda que desafiou um gênero musical dominado por homens.

 

+Brasil
O +Brasil trouxe a força da mulher brasileira em uma playlist BABADO com quase duas horas de poder através das vozes de Gal Costa, Elza Soares, Maria Bethânia, As Bahias e a Cozinha Mineira, Clara Nunes e outras musas da brasilidade.

 

Feminine Hi-Fi
As maravilhosas do Feminine Hi-Fi destruíram tudo com não só uma, mas DUAS playlists nada menos que SENSACIONAIS de mulheres no Reggae!

 

Música Paraense
Um dos blogs mais legais do Creators é o Música Paraense por dar destaque exclusivamente às canções e artistas do norte do país. É um ótimo canal para descobrir e conhecer mais sobre as vozes do nosso próprio país, que nem sempre estão no mainstream sul-sudeste-nordeste. Sempre tem playlists poderosíssimas e a desse #8M não seria diferente:

 

Universo Retrô
Sim, este site é dedicado inteiramente à música e lifestyle retrô. Para comemorar o 8M, as meninas mandaram uma playlist avassaladora com mulheres inspiradoras no Jazz, Blues e Soul:

 

Outro Indie
Focado em música alternativa e independente, o Outro Indie listou algumas das melhores músicas indies com mulheres nos vocais:

 

Zona Punk
Tá pra nascer coisa mais punk que ser mulher! O pessoal do Zona Punk juntou 50 faixas com foco no protagonismo feminino!

 

Rock 80 Brasil
E como tem muita mulher foda no rock nacional, o Rock 80 Brasil fez uma playlist com MAIS DE QUATRO HORAS de cantoras brasileiras do gênero:

 

Artescétera
Já que mulher rockeira nunca é demais, tem mais playlist empoderadíssima com Rita Lee, As Mecenárias, Blondie, Tina Turner…

 

Debbie Records

A musa Debbie Hell, que tem o programa Debbie Records e a festa Gimme Danger juntou mais de 50 músicas em uma playlist inspirada no curso “Mulheres na História da Música” e está apenas sensacional! ❤

 

Na Mira do Groove

“Muito antes do rock e do blues, o jazz já havia sido bastante injusto com as mulheres.” e foi a partir disso que o pessoal do Na Mira do Groove reuniu, em um post incrível, as histórias das cantoras que marcaram o jazz:

E pra fechar com chave de ouro, a playlist dela mesma, Pop Don’t Preach Mello:

 

Além dessas, o próprio Spotify criou uma área inteira dentro da plataforma que celebra o WHM (Women’s History Month – que podemos traduzir livremente para Mês da História das Mulheres). Lá tem mais de 30 playlists com inúmeras artistas, intérpretes e compositoras que fizeram história no mundo da música e impactaram a cultura mundial.

E assim encerramos este post #8M musical para lembrar das inúmeras maneiras como o feminismo e o empoderamento podem se refletir nas mais diversas canções e gêneros musicais. Lugar de mulher é no palco, é na sala de produção e onde mais ela quiser!

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s